Política

Vice-presidente da Câmara diz que voto impresso auditável vai levar “caos” às eleições

Em vídeo divulgado nesta terça-feira (29) pelo Congresso em Foco, o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), se posicionou contra o voto impresso auditável.

“Eu estava errado”, diz Ramos, que já defendeu o voto impresso, no vídeo de hoje. “A impressão do voto pode ser o principal instrumento para deslegitimar e criar o caos nas próximas eleições”, afirma o parlamentar na gravação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Imaginem um cidadão mal-intencionado que vai à urna, digita o número e diz que o voto impresso é diferente do número que ele digitou. Você não tem como confirmar essa informação, porque a digitação é secreta. Agora imaginem um candidato, no meio da eleição, percebendo por pesquisas de boca de urna que vai perder, dando o comando para que os seus correligionários cheguem em várias urnas e façam a mesma alegação, de que o número digitado é diferente do número impresso. Esse é um problema sem solução, que estabelecerá o caos nas eleições e que não terá (sic) como aferir se o que ele diz é verdade ou não”, acrescenta.

“Eu disse em um vídeo anterior que o voto impresso era uma solução para um problema que não existe. Eu também estava errado. O voto impresso é um problema para uma solução que já está posta”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile