Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou que “está em curso no Brasil o processo de demolição das instituições democráticas”. A declaração do futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi dada nesta quinta-feira (22) durante evento organizado pela organização Transparência Eleitoral.
“No Brasil de hoje, não é de se espantar que um líder populista se recuse a obedecer às regras vigentes, queira suas próprias regras para disputar as eleições e se recuse a ter seu legado escrutinado pela sociedade no bojo de uma eleição política”, disse o ministro durante sua participação no evento.
As falas foram dadas por Fachin no mesmo dia em que o jornal O Estado de S. Paulo publicou hoje reportagem sobre uma suposta ameaça à democracia que teria sido feita pelo ministro da Defesa, general Braga Netto, que nega ter feito o ataque.
Fachin disse ainda que “o discurso autoritário, no Brasil e em diversos países, está trazendo para a arena pública o cavalo de troia que começa a passar pelas portas institucionais” e que “é nesta medida que se vivencia uma política hostil, antipluralista e antidemocrática”.
“Os populistas autoritários são os novos engenheiros do caos”, complementou o ministro do STF, dizendo também que hoje vivemos o início da era do “coronelismo digital”.