Política

Ciro Nogueira tentará reconstruir diálogo de Bolsonaro com STF

Com o desgaste na relação com o STF, o presidente Jair Bolsonaro pretende nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o comando da Casa Civil na tentativa de também ter um novo interlocutor do Executivo com o Judiciário. A informação é da CNN Brasil.

Em conversas reservadas, segundo o jornal, o presidente se queixou de movimentos recentes de ministros do STF, sobretudo contra a proposta do voto impresso auditável, e destacou que a entrada do senador no governo deve abrir um novo canal de diálogo com o Supremo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A avaliação é a mesma de aliados do senador, segundo os quais, além de ser conhecido por ser um hábil articulador político, Ciro construiu nos últimos anos uma relação de proximidade com ministros do Poder Judiciário, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Além disso, o presidente nacional do PP é considerado um dos padrinhos da indicação de seu conterrâneo Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello, em outubro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos últimos meses, assessores presidenciais vinham defendendo a necessidade de Bolsonaro viabilizar um canal de diálogo com o STF. Desde a demissão do general Fernando Azevedo do comando do Ministério da Defesa, em março, o Palácio do Planalto vem tendo dificuldades na relação com o STF.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o advogado-geral da União, André Mendonça, até tentaram uma aproximação, mas ela não foi bem-sucedida, na avaliação de ministros do próprio STF. Com a dificuldade, o próprio presidente assumiu o papel de interlocutor e se reuniu por duas vezes nos últimos meses com o presidente da Suprema Corte, Luiz Fux.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na última reunião, Fux pediu a Bolsonaro que evitasse criticar publicamente integrantes do STF.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile