Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministro da Cidadania, João Roma, deve fazer um pronunciamento na noite desta quinta-feira (12) sobre o novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil, que vai substituir o atual Bolsa Família.
A medida provisória (MP) que institui o programa foi entregue ao Congresso Nacional na manhã da última segunda (09).
O Auxílio Brasil será mais abrangente, e vai integrar várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O conceito do programa se baseia na criação de instrumentos para as famílias se emanciparem, prevendo medidas para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho e articulando as políticas de assistência social com as ações de inclusão produtiva, empreendedorismo e entrada na economia formal.
O programa também promove o desenvolvimento infantil e juvenil por intermédio de apoio financeiro a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes.
De acordo com João Roma, o objetivo do novo programa vai além de auxiliar financeiramente as famílias. O governo pretende dar suporte aos cidadãos para que possam se emancipar financeiramente.
A MP do Auxílio Brasil, segundo o ministro Roma, significa reestruturação e modernização.
“É uma reformulação. O Auxílio Brasil oferece novos instrumentos, como a ênfase no quesito segurança alimentar e nutricional e, em especial, no quesito primeira infância”, avaliou em declarações passadas.