Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), disse não acreditar que haverá intervenção’ militar no Brasil. Contudo, afirmou que ‘se está na Constituição, é sinal de que pode ser usado’. A declaração ocorreu durante entrevista programa ‘Direto ao Ponto’ , da rádio Jovem Pan.
“Na situação atual não acredito que haverá intervenção. Estão acontecendo provocações, de uma parte e outra parte, isso não é aconselhável porque cria um clima tenso entre os poderes. Acho importante criarmos um ponto de equilíbrio e o cuidado de não cometer excessos. A intervenção poderia acontecer em momento mais grave”, disse o general.
“Mas se ele (artigo) existe no texto constitucional, é sinal de que pode ser usado”, acrescentou o ministro.
“Tem uma preparação muito boa. Preparação essa que já foi mostrada em várias situações. Nós já participamos de várias missões de paz de características completamente diferentes. Participamos da Segunda Guerra Mundial, lógico, em outra época, mas as Forças Armadas nunca deixaram de ser adestradas. Quanto ao material que as Forças Armadas dispõe, é um material que para enfrentar uma grande potência nós vamos ter uma série de desvantagens, mas para atuar na garantia da lei e da ordem, é um material perfeitamente compatível”, complementou Heleno.