Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Ao ser questionado sobre os investimentos chineses em projetos de infraestrutura no Brasil, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que “dinheiro não tem carimbo”. A declaração foi dada nesta quarta-feira (18).
Ele falou em resposta a um questionamento feito pelo diretor de Redação do site Poder360, durante o seminário virtual “Indústria em debate: Infraestrutura e retomada da economia”.
O webinar foi promovido pelo jornal digital e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
“Todo capital é bem vindo. O que a gente tem que preparar é um sistema regulatório que dê conta das suas responsabilidades. E [o capital chinês] já está presente aqui”, disse Freitas.
O ministro da Infraestrutura citou a chinesa State Grid, controladora da CPFL Energia, que atua em geração e transmissão de energia elétrica.
Tarcísio afirmou que, quando o governo realiza um leilão, muitas vezes não faz ideia do braço de capital que está por trás do operador e que, portanto, vai viabilizar o negócio.
“Falaram, no leilão da Ferrovia Norte-Sul, ‘Puxa. Não tem capital estrangeiro presente’. Eu falei ‘quem disse?’. Você tinha a Rumo, que tem uma série de fundos de investimentos em capital. E, do outro lado, a VLI, que tem capital da Brookfield, do Canadá, e da Mitsui Rail Capital, do Japão. Quem disse que não tem capital estrangeiro?”.