Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (23), o ex-presidiário Lula (PT) teve encontros separados com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Cid Gomes (PDT-CE) e o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE), todos em Fortaleza (CE).
As reuniões com líderes de partidos que hoje representam prováveis candidaturas adversárias à de Lula em 2022 fazem parte de um esforço do petista para se colocar como o nome do diálogo entre diferentes forças políticas para derrotar o presidente Jair Bolsonaro em um eventual 2º turno.
Desde 15 de agosto, Lula faz um périplo pelo Nordeste, com uma agenda que mescla a mobilização de movimentos sociais com a costura de alianças políticas com líderes locais.
Tasso Jereissati é um quadro histórico do PSDB e colocou-se como um dos 4 tucanos que devem disputar a prévia que, em novembro, escolherá o candidato do partido à Presidência nas eleições de 2022.
Cid é irmão de Ciro Gomes (PDT), também pré-candidato à Presidência, que vem apostando em ataques a Lula com o objetivo de se colocar como uma opção eleitoral de esquerda.
Já o MDB de Eunício Oliveira ainda não definiu uma estratégia para 2022. Alguns líderes da sigla defendem o lançamento de candidatura própria e citam o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS).