Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
10 de novembro de 2021, esta é a data marcada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele deve prestar explicações sobre a empresa offshore que ele possui nas Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe.
Além da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), há pelo menos outras três comissões da Casa com requerimentos semelhantes.
Em nota, o Ministério da Economia afirmou que a participação de Guedes na empresa offshore foi declarada à Receita Federal e à Comissão de Ética Pública.
A notícia sobre existência das offshore foi publicada pelos sites da revista Piauí e Poder360, que fazem parte do consórcio internacional de jornalistas investigativos que teve acesso a milhões de documentos sobre offshores em paraísos fiscais (Pandora Papers). O vazamento também apontou empresa no exterior em nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Neto também poderá prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira. Diferente de Guedes, que foi convocado e é obrigado a comparecer, Neto foi convidado a pedido do deputado Leo de Brito.