Política

FAB desmente escritora e nega ter levado Olavo de Carvalho aos EUA

Neste domingo (21), a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota, negando que tenha levado o filósofo Olavo de Carvalho aos Estados Unidos, no dia 13 de novembro. No sábado (20), a escritora Daniela Abade compartilhou uma série de tuítes que acusavam que o filósofo teria pegado carona em aeronaves da FAB para retornar às pressas aos EUA.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Veja a nota da FAB

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre os comentários levianos e irresponsáveis relativos a um voo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para os Estados Unidos, no dia 13 de novembro, que têm circulado nas redes sociais, a Instituição reitera que não transportou qualquer
passageiro, incluindo o Sr. Olavo de Carvalho, no trecho em questão. Apenas os tripulantes que cumpriam a missão estavam a bordo.


A FAB repudia e não aceita a suposição de que teria participado de algum transporte de
passageiro de maneira irregular ou oculta. Todos os atos da Instituição são balizados pela observância às leis e sob a ótica da transparência. A divulgação de inverdades, sem a devida apuração, deve ser combatida, por contribuir para a desinformação da sociedade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO


A FAB reitera que cumpre o estabelecido pelo Decreto n° 10.267, de 5 de março de 2020, que dispõe sobre o transporte aéreo de autoridades em aeronaves do Comando da
Aeronáutica. Ao contrário do que tem sido mencionado sobre o transporte no dia 11 de
novembro, a FAB não requisitou sigilo algum aos voos designados para o transporte de
Ministros de Estado com intuito de omitir a 21/11/2021 10:46 Força Aérea Brasileira — Asas que protegem o País https://www.fab.mil.br/noticias/imprime/38227/NOTA OFICIAL – Esclarecimento sobre voo de aeronave da FAB aos Estados Unidos 2/2
visualização em sites de monitoramento, que é perceptível mediante a presença, nas
aeronaves, do equipamento ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – ou, em
português, Sistema de Vigilância Aérea Automático).


Embora as missões dos dias 11 de novembro para São Paulo e 13 de novembro para os
Estados Unidos tenham feito uso da aeronave com registro FAB 2582, não há qualquer
relação de planejamento entre as duas missões, sendo totalmente incoerente concluir
que foi realizado em forma de outros proveitos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO


Sobre o planejamento da missão de forma geral, o pouso no aeroporto Mac Arthur em
Long Island foi o primeiro realizado nos EUA e programado por motivo de restrição de
pátio no aeroporto JFK, que por ser um local de grande movimentação, as autoridades
americanas solicitam que o tempo de permanência no solo de aeronaves que não
operam regularmente naquela localidade seja de, no máximo, 2 horas, o que inviabilizaria o trajeto direto a este aeroporto.


O pouso em Long Island foi então considerado pelo fato de já ser um local comumente
utilizado como base de suporte pela FAB em viagens para Nova York e que o aeroporto
está apenas a 32 milhas náuticas, que equivalem a aproximadamente 59 quilômetros e
cerca de 10 minutos do destino. Somou-se ainda à decisão do pouso no aeroporto Mac
Arthur o fato de possibilitar todo o processo de imigração dos tripulantes e também de
não ter passageiros a bordo da aeronave.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO


A Instituição permanece diuturnamente à disposição da sociedade brasileira, trabalhando para ser uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais. Com o labor ininterrupto de seus militares e civis, atuando de forma transparente, permanece sendo uma das mais respeitadas Instituições do País.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A mentira foi amplamente divulgada pela oposição nas redes sociais. O deputado federal do PT, Paulo Teixeira, chegou a compartilhar em em seu Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile