Política

“Voltando o setor de serviços e turismo, o Brasil está condenado a crescer”, diz Guedes

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Nesta terça-feira (30), o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que está “vendo as pessoas perdendo a sensatez, formação de bolhas de ódio”. Ele ressaltou que a economia brasileira está crescendo a 5,3%, 5,4% neste ano.

A declaração foi feita durante evento da construção civil, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Voltando o setor de serviços e turismo, o Brasil está condenado a crescer”, disse.

Guedes ressaltou ainda que a recuperação econômica virá pelo setor privado e que plano é transformar a economia brasileira em uma grande economia do mercado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Tem centenas de recursos no mundo inteiro querendo entrar no Brasil, mas temos que pacificar”, contou. Na avaliação do ministro, esse “clima de tiro e bomba não é produtivo para nós”.

Guedes disse que discutirá com o setor de construção alongar os contratos imobiliários para “caber as prestações” na renda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E afirmou ainda que a inflação subiu no mundo inteiro. “Era zero nos EUA foi para 6%, aqui era 4% e foi para 10%”. “O BC independente é o gato para caçar esse rato [inflação]”, ressaltou o ministro.

Ainda sobre alta nos preços, Guedes afirmou que o atual processo inflacionário é do tipo “chato”, decorrente de choque de oferta, e vai desacelerar a economia. Por isso, o Brasil não vai crescer em 2022 perto de 5%, como este ano. No entanto, não entrará em recessão, como têm estimado algumas instituições financeiras, disse o ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu sou do tempo que era na base da machadada”, disse, ao falar no manejo dos juros para combater a inflação e no controle do câmbio. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é de outra geração.

“Agora é outra metodologia de combate”, disse. Existe o sistema de metas de inflação e toda uma comunicação do Banco Central com o mercado para não fazer movimentos bruscos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Leva um tempo para funcionar”, disse. Hoje, a taxa de inflação está acima da dos juros, disse. Mas, quando o juro real estiver atuando novamente, “a coisa começa a amainar de novo”.

Guedes disse que Campos Neto é um “excelente” banqueiro central e está fazendo uma “revolução” na tecnologia, com o uso do Pix e as fintechs, que estão aumentando a concorrência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile