Política

“É claro que vai haver desaceleração forte porque os juros estão subindo”, diz Guedes sobre o PIB

Nesta sexta-feira (03) durante participação em evento da indústria química, o ministro da Economia, Paulo Guedes comentou sobre a possibilidade um crescimento menos da economia brasileira no ano que vem.

“A Faria Lima, os banqueiros estão prevendo crescimento menor. É natural, é do ângulo de visão de financistas. É claro que vai haver desaceleração forte porque os juros estão subindo. A inflação subiu. De novo, estamos fazendo a coisa certa. O importante não é a previsão, é fazer a coisa certa”, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele acrescentou, porém, que o aumento da taxa de investimentos captada pelo IBGE, para 19,4% do PIB no terceiro trimestre deste ano contra 16,4% no mesmo período de 2020, atuará em sentido contrário, estimulando o nível de atividade.

“É verdade que a subida de juros para combater a inflação desacelera [a economia], mas também é verdade que uma taxa de 20% dos investimentos é um sinal de crescimento à frente. Teremos duas forças combatendo [alta dos juros limitando o crescimento e investimentos estimulando a atividade]”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre o recuo do PIB no terceiro trimestre, Guedes afirmou que isso está relacionado com o setor agrícola, “em função do mal tempo”. “Coisa da natureza, um acaso, um setor [agricultura] desabou 8%. Os críticos de sempre dizem que o PIB caiu, que não vai ter crescimento, que não há recuperação em V. A recuperação em V já aconteceu. Estamos falando do crescimento no ano seguinte”, disse.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile