Política

RJ vive “surto grande” de gripe, diz governador Cláudio Castro

Na manhã desta segunda-feira (13), o governador do Rio de Janeiro (RJ), Cláudio Castro (PL), afirmou, durante um evento em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, que o Estado vive um “surto grande” de influenza A. No entanto, ele destacou que a doença é diferente da Covid-19 e não necessita de internação.

Castro salientou ainda que, juntamente com a Secretaria estadual de Saúde, acompanha o crescimento da doença nos municípios fluminenses. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Epicentro da doença, a capital já declarou que vive uma epidemia e que é preciso aumentar a cobertura vacinal para conter casos graves, que podem levar ao óbito.

“Estamos acompanhando desde o começo isso (o avanço da influenza). O estado já colocou diversas tendas para atendimento. Realmente, (o estado) vive um surto grande. Mas não está tendo internações. O que precisamos hoje, e que temos aumentado, são os pontos de enfermaria em tendas ao lado de hospitais. A influenza é bem diferente da Covid-19, que necessita de internação. Estamos em contato com as prefeituras e montando tendas de atendimentos”, disse Castro, de acordo com reportagem do Extra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os casos de gripe aumentaram conforme os casos de Covid-19 diminuíram e configuraram surto na capital um mês após o relaxamento das medidas restritivas de proteção, como a liberação do uso de máscaras em locais públicos.

Associada à entrada da Ômicron no Brasil, a gripe faz parte das preocupações da Prefeitura do Rio para o Réveillon, que terá queima de fogos decentralizada, em 10 pontos da cidade. O Carnaval, no entanto, ainda não entrou na pauta do governador.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É bem cedo para falar de Carnaval. Só depois do réveillon vamos começar a tratar da festa”, explicou Castro.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio inaugurou centros de atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Secretaria de Estado de Saúde também abriu “tendas de campanha”, reforçando as estruturas das UPAs de Botafogo e Copacabana, na Zona Sul, Tijuca, Marechal Hermes e Penha, na Zona Norte. O atendimento é feito de segunda a domingo, sempre das 7h às 19h.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile