Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (17), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu a suspeição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça no processo em que pede investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostas interferências no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O mais novo ministro do STF, empossado nesta semana, foi sorteado para relatar a notícia-crime apresentada pelo senador contra Bolsonaro. Ele pediu uma investigação sobre demissões de dirigentes Iphan que, segundo o próprio presidente, haviam interditado uma obra das Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, seu apoiador.
“(…) se percebe que o ministro foi advogado-geral da União durante o período em que o Presidente da República promoveu a mudança da cúpula do órgão administrativo, tornando-se temerária sua atuação neste processo por sua vinculação direta aos fatos ocorridos”, diz Randolfe no pedido.
O pedido do Randolfe é para que a análise da suspeição seja feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.