Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (27), o ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (DEM), sugeriu a criação de um auxílio de até R$ 3.300 para as famílias atingidas pelas chuvas no sul e sudoeste do Estado. A informação é da Veja.
Os temporais dos últimos dias deixaram 72 municípios em situação de emergência e afetaram a vida de 430 mil pessoas — deixando cerca de 36 mil desabrigados e desalojados e, até agora, 20 mortos.
De acordo com a ideia proposta por Neto, o auxílio poderia ser similar a uma iniciativa implementada durante sua gestão à frente da prefeitura de Salvador.
“Nós estabelecemos um auxílio de três salários mínimos. Quando a água invade uma casa, que as pessoas perdem tudo, a prefeitura paga até três salários para que aquela pessoa possa recomeçar a vida. É fundamental que, nesse momento, todas as autoridades possam dar as mãos para ajudar essas pessoas”, teria afirmado ACM Neto.
O ex-prefeito de Salvador defendeu, ainda, um compromisso de “apoio do poder público” para reconstrução das cidades que foram afetadas.
Com o crescente número de municípios atingidos, o governador da Bahia Rui Costa (PT) ampliou as estruturas de apoio às vítimas.
Nas cidades de Ilhéus, Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês foram instalados postos de apoio aos bombeiros e, em Itamaraju, foi criado um gabinete do estado que dá assistência aos municípios do extremo sul.