Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta quinta-feira (24), o Partido dos Trabalbadores culpou os Estados Unidos (EUA) e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pela invasão da Rússia à Ucrânia na madrugada.
Em publicação na conta oficial do “PT no Senado” no Twitter, que foi apagada, o partido criticou ‘a política de longo prazo dos americanos de agressão a Moscou’ e a expansão da Otan em direção às fronteiras russas.
“O PT no Senado condena a política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e de contínua expansão da Otan em direção às fronteiras russas. Trata-se da política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público”, afirmaram.
“Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia. Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente”, acrescentaram em outro post, que segue no ar até o momento.
“Contudo, a aposta recente da Rússia na guerra, ainda que parcial e com objetivos meramente militares, também agride o Direito Internacional Público e o sistema de segurança coletiva cristalizado na ONU. Por isso, o PT no Senado lamenta e condena essa aposta temerária na guerra”, concluíram.