Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na noite de terça-feira (22), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou a proposta do governador João Doria (PSDB) que reajusta em 20% os salários dos servidores públicos estaduais da Saúde e da Segurança Pública.
Os funcionários públicos das outras categorias, como os pertencentes ao quadro de apoio escolar, administração penitenciária e pesquisadores científicos do estado – além de servidores das secretarias, da Procuradoria Geral e de autarquias estaduais – terão reajuste de 10%.
A proposta abrange ao todo 26 diferentes classes e carreiras do Estado e deve contemplar cerca de 540 mil servidores.
O texto foi aprovado por aclamação entre os deputados da Alesp, sem a necessidade de verificação das quantidades de votos a favor ou contrários à matéria.
Após a aprovação, proposta segue para a sanção do governador tucano. A decisão foi tomada por ele em ano eleitoral, onde Doria será candidato à Presidência.
O custo mensal para a aplicação do reajuste, estimado pela Secretaria de Orçamento e Gestão, é de R$ 424,6 milhões, correspondente a R$ 5,7 bilhões ao ano.
O governo afirma que a despesa está em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal e será arcada graças ao superávit financeiro alcançado em 2021.