Política

‘Eleições deste ano podem ser plebiscito branco para semipresidencialismo’, diz Arthur Lira

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Ao participar de seminário organizado pelo site “Jota”, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na segunda-feira (04) que as eleições deste ano podem servir como um “plebiscito branco” para a mudança do regime presidencial para o semipresidencialista no Brasil.

A alteração no sistema de governo é defendida por ele, que montou um grupo de trabalho composto por deputados para apresentar uma proposta sobre o assunto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se amadurecermos o debate, se a discussão ganhar corpo, como eu imagino que aconteça, a gente pode deixar que as eleições funcionem como um plebiscito branco, para que a população encarne ali os deputados e senadores que vão defender esse tema”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Lira, se isso ocorrer, uma proposta para mudar o sistema de governo poderia ser votada “após as eleições ou num outro Congresso eleito a partir de fevereiro”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para que essa alteração ocorra, é preciso aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC), com apoio de 308 dos 513 deputados e 49 dos 81 senadores em dois turnos.

Lira disse também que o grupo de trabalho finalizará em julho um texto para ser debatido. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile