Política

Câmara de Curitiba cassa mandato de vereador petista que invadiu igreja

Nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em segundo turno, a cassação do mandato do vereador Renato Freitas, do PT, por quebra de decoro parlamentar.

Foram 25 votos a favor, 5 contrários e 2 abstenções. Agora, a cassação será promulgada pela Mesa Diretora da Câmara de Curitiba e publicada no Diário Oficial do Município.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Após a etapa, a Casa declarará vago o posto então ocupado por Freitas, abrindo prazo de cinco dias úteis para a convocação do suplente do PT e de 5 dias para a posse.

Em dois turnos, os vereadores aprovaram o projeto elaborado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Em seu relatório, o vereador relator do caso, Sidnei Toaldo (Patriota), disse que o colega perturbou o culto religioso ao realizar ato político dentro de uma igreja.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em fevereiro deste ano, Freitas participou de um ato que invadiu uma igreja e interrompeu uma missa na capital paranaense. Em protesto pelo assassinato do congolês Moïse Kabagambe, manifestantes se reuniram diante da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e entraram no espaço com faixas e bandeiras.

Na época, Freitas se defendeu nas redes sociais afirmando que o ato foi pacífico e que os participantes só entraram na igreja na parte final do protesto. De acordo com ele, a motivação para a entrada dos manifestantes na igreja surgiu após a tentativa de um padre de “calar” o ato.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Entendemos que esse espaço é símbolo de resistência e de persistência da população negra, que também tem o direito de professar sua fé cristã. Nossa luta sempre foi e continuará sendo pela liberdade e pela valorização da vida”, diz.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile