Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Neste sábado (25), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, foi interrompido durante discurso no Brazil Forum UK, evento promovido em Oxford, na Inglaterra. Ministro falava sobre o “abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual”. Uma mulher e um homem gritaram “isso é mentira”.
O ministro do STF dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.
Neste momento, pelo menos uma mulher e um homem na plateia afirmaram que “isso é mentira”.
Ao falar sobre a interrupção, o ministro acrescentou: “Esse é um dos problemas que nós estamos vivendo no Brasil, um déficit imenso de civilidade.”
“Uma coisa que aconteceu no Brasil é que o pensamento conservador, que é legitimo, foi capturado pela grosseria, ofensa, pela falta de respeito. O sujeito fala em nome de Deus ‘eu quero que você morra’, tudo contrário ao que o cristianismo prega. Portanto, acho que um choque de civilidade é o que precisamos”, disse Barroso. “Precisamos regatar a capacidade de divergir com respeito, viramos um pais de ofensas.”
Veja o vídeo: