Política

CPI pesquisas eleitorais depende apenas de 5 assinaturas para a abertura dos trabalhos

O requerimento para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) das pesquisas eleitorais no Senado já conta com 22 assinaturas. O pedido foi apresentado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), relata o site O Antagonista. 

Na segunda-feira (3) o senador Marcos do Val (Podemos-ES) enviou um requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os métodos de apuração das pesquisas eleitorais dos principais institutos brasileiros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na justificativa do documento, Marcos do Val diz que, além das variações entre os realizadores das pesquisas, “constatam-se inaceitáveis desvios de balizamento de preferências e percentuais dos diversos candidatos, mesmo em aferições na véspera dos pleitos”. O texto cita ainda os impactos dessas pesquisas na formação do cenário político-eleitoral e na decisão de voto pelo eleitor. 

Na terça-feira (4), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, encaminhou um pedido de abertura de inquérito à Polícia Federal (PF) para investigar a atuação dos institutos de pesquisas nas eleições. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Assinaram o requerimento no primeiro dia os senadores, Marcos do Val (Podemos-ES) ,Mecias de Jesus (Republicanos), Eduardo Girão (Podemos), Telmário Mota (PROS), Marcos Rogério (PL), Carlos Portinho (PL), Jorge Kajuru (Podemos), Plínio Valério (PSDB), Lucas Barreto (PSD), Eliane Nogueira (PP), Guaracy Silveira (PP), Zequinha Marinho (PL), Luiz Carlos do Carmo (PSC), Flávio Bolsonaro (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e Lasier Martins (Podemos).

Nesta quarta-feira (5), o requerimento contou com as assinaturas dos senadores Espiridião Amin (PP), Reguffe (sem partido), Valderlan Cardoso (PSD), Eduardo Velloso (União Brasil), Luis Carlos Heinze (PP) e Wellington Fagundes (PL).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile