Política

‘Há indícios de que números do Enem de edições passadas foram inflados’, diz ministro da Educação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante apresentação do balanço do Enem 2022 nesta manhã (21), o ministro da Educação (MEC), Victor Godoy, afirmou que dados da base do exame de edições anteriores teriam sido inflados.

A suspeita dos dados inflados faz parte de uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), que segue sob sigilo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A informação foi dada por Godoy ao ser questionado sobre a queda do número de inscritos na edição deste ano, quando 3,4 milhões se inscreveram — o 2º menor número desde 2006. O ministro da Educação não entrou em detalhes da apuração.

Godoy também apontou a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) como “uma das possíveis causas para a redução do número de participantes”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao ser questionado sobre algumas questões da prova de caráter mais social e com assuntos criticados por Bolsonaro, Godoy afirmou que “o estudante não pode ser filtrado por sua visão de mundo e eles devem ser avaliados com relação aos seus conhecimentos”.

O ministro da Educação assegurou também que não houve interferência no Enem: “É um processo que não cabe intervenção, nenhum de nós tem acesso à prova, tudo é elaborado no ambiente seguro do Inep e só determinadas pessoas têm acesso a ela para garantir a isonomia do exame”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com relação à taxa de abstenção, conforme divulgado pelo Inep, responsável pela execução e aplicação das provas, 2,3 milhões de estudantes participaram das duas provas.

“Taxa de abstenção semelhante à de edições anteriores, antes da pandemia”, disse Godoy.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O 1º dia do exame teve abstenção de 27,9%, e, no 2º dia, 31,9% dos inscritos faltaram. 

A modalidade digital teve menor número de inscritos e maior taxa de abstenção.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos estudando por que o digital não pegou. Um dos fatores é que 70% dos inscritos do Enem digital são isentos, mas o fato é que o exame ainda não deslanchou. Essa é a missão do Inep para os próximos anos: trazer mais atratividade para essa modalidade”, disse o chefe da Educação.

O Enem 2022 teve 5.126 participantes eliminados por não cumprirem os critérios do edital, como usar equipamentos eletrônicos ou sair do local de exame antes do tempo mínimo determinado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Até o momento, 193 pessoas foram afetadas por problemas logísticos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile