Política

Deputada propõe incluir combate a “fake news” no currículo da educação básica

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Na quarta-feira (15), a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE) apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados para incluir a “educação midiática” para o combate às “fake news” na grade curricular da educação básica.

“Em todo o mundo, a proliferação das fake news tem levado a um estado de desinformação que influencia grande parte da população, dando ensejo a discursos de ódio, à formação de bolhas, à radicalização das opiniões – e pondo em risco as bases da democracia”, afirmou a parlamentar ao defender seu projeto.

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O texto de Marília Arraes altera um trecho da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para acrescentar a educação midiática como um “tema transversal”.

Ao justificar a proposta, a deputada federal usou como exemplo a Finlândia, onde, de acordo com ela, o sistema escolar ensina alunos a “identificarem as informações falsas e a reconhecerem os métodos comumente utilizados para enganar os leitores e os usuários de redes sociais”.

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“Acreditamos que abordagem semelhante poderia ter impactos muito positivos no Brasil, visto que também enfrentamos o desafio da desinformação e da manipulação da opinião popular com informações falsas”, afirmou.

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