Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Dois parentes de um ex-vereador preso sob acusação de ser miliciano ganharam cargos na Prefeitura de Belford Roxo (RJ), comandada por Wagner dos Santos Carneiro, marido da ministra do Turismo do Governo Lula (PT), Daniela Carneiro (União Brasil).
A informação é da Folha de S. Paulo. A irmã e o pai do terceiro-sargento bombeiro Márcio Pagniez (conhecido como “Marcinho Bombeiro”) foram nomeados em dezembro de 2021 e agosto de 2022, respectivamente, após a prisão do parente, em outubro de 2019.
Ambos tiveram participação ativa na campanha de Daniela no ano passado e foram anfitriões de um comício no bairro em que, de acordo com o Ministério Público (MP), atuava a chamada “Tropa do Marcinho”.
Marcinho era presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo até setembro de 2019, quando foi denunciado sob acusação de homicídio e de liderar uma milícia que agia “com extrema violência e ostentando armas de fogo de grosso calibre pela localidade”, segundo o MP.
O miliciano foi preso preventivamente no mês seguinte, em outubro de 2019, sob acusação de tentar matar testemunhas de homicídio pelo qual foi acusado.
Meses antes das denúncias, Marcinho gravou um vídeo em apoio à ministra.
O grupo político de Daniela mantém vínculos com a família do ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura.
Jura foi condenado e preso por homicídio e sob acusação de chefiar outra milícia em Belfort Roxo.