Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP), questionou nesta terça-feira (24), quantos empregos o tal gasoduto argentino gerará no Brasil. A declaração ocorre após, da Argentina, em sua primeira viagem internacional do terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai voltar a “financiar projetos de engenharia para empresas brasileiras no exterior e para que países parceiros possam crescer”. Petista disse que irá criar condições para financiar o gasoduto Néstor Kirchner, na Argentina.
“Quantos empregos o tal gasoduto argentino gerará no Brasil? Quais benefícios energéticos esse tal gasoduto trará para o Brasil? Quem serão os tais empresários agraciados com as obras? Por que o Presidente fala do BNDES e do BB como se fossem seus? Por que não fazer obras aqui?”, questionou a jurista em rede social.
O movimento é similar ao de seus dois primeiros mandatos e ressuscita uma espécie de fantasma para o mercado financeiro. Os governos de Lula e de Dilma fizeram empréstimos que não foram pagos e mais, foi comprovada corrupção nesses contratos pela operação Lava Jato.
A Argentina está renegociando suas dívidas e apresenta um cenário macroeconômico frágil e muito suscetível a calotes.