Política

Paco Rabanne, estilista espanhol, morre aos 88 anos

(Divulgação)

O estilista espanhol Paco Rabanne, mais conhecido por seus vestidos de metal da era espacial, fragrâncias best-sellers e declarações excêntricas, morreu aos 88 anos.

Sua morte foi anunciada nesta sexta-feira (3) em comunicado do grupo Puig, dono da marca Paco Rabanne. “Estou profundamente triste com a morte de Paco Rabanne”, disse o executivo-chefe do grupo, Marc Puig, em comunicado. “Através de sua grande personalidade, ele transmitiu uma estética única e uma visão ousada, revolucionária e provocativa do mundo da moda.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
“A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu hoje aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século 20, seu legado permanecerá”, disse o comunicado da empresa de moda e beleza Puig.

“Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem senão Paco Rabanne poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘churrasqueira de automóvel’, sabe – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, disse o comunicado do grupo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O perfume Calandre foi lançado em 1969, primeiro produto da Puig na Espanha, França e Estados Unidos, segundo a empresa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nascido Francisco Rabaneda y Cuervo em 1934, o futuro designer fugiu do País Basco espanhol aos 5 anos durante a Guerra Civil Espanhola e adotou o nome de Paco Rabanne.

Ele estudou arquitetura na Beaux Arts Academie de Paris antes de passar para a alta costura, seguindo os passos de sua mãe, que era costureira na Espanha. Ele disse que ela foi presa em um ponto por estar vestida de maneira “escandalosa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Paco Rabanne vendeu acessórios para designers conhecidos antes de lançar sua própria coleção.

Ele intitulou a primeira coleção apresentada com seu próprio nome de “12 vestidos inúteis em materiais contemporâneos”. Suas roupas inovadoras eram feitas de vários tipos de metal, incluindo seu famoso uso de cota de malha, o material semelhante a uma corrente associado aos cavaleiros medievais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Coco Chanel teria chamado Rabanne de “o metalúrgico da moda”.

“Meus colegas me dizem que não sou costureira, mas artesã, e é verdade que sou artesã. … Trabalho com as mãos ”, disse ele em entrevista na década de 1970.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista concedida aos 43 anos e agora concedida no Instituto Nacional do Audiovisual da França, Rabanne expôs sua radical filosofia de moda,

“Acho que a moda é profética. A moda anuncia o futuro”, disse, acrescentando que as mulheres são precursoras do que está por vir.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile