Política

MP do Rio Janeiro abre investigação contra ministra de Lula

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um processo de investigação criminal contra a ministra do Turismo do presidente Luiz Inácio da Silva, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).

O processo contra Daniela foi instaurado a partir de uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O pedido de Dallagnol foi baseado em uma matéria do Metrópoles, que denuncia o uso de mais de R$ 1 milhão do fundo eleitoral da ministra de Lula quando Daniela concorria a deputada federal pelo Rio no ano passado em “gráficas fantasmas”, levantando a suspeita de desvio de verba pública.

O marido de Daniela, o atual prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, conhecido como “Waguinho”, foi alvo de uma ação do MP do Rio pelo mesmo motivo em 2016 em sua campanha para a prefeitura na época.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o MP, ele teria usado dinheiro não contabilizado para produzir material gráfico de campanha.

“O presidente Lula disse em 6 de janeiro que quem cometesse irregularidades no governo seria convidado a se retirar, mas já são semanas de divulgação na imprensa de irregularidades de vários ministros de Estado e nada acontece. Como Lula não cumpriu sua promessa com o povo brasileiro, estamos acionando o Ministério Público para fazer valer a promessa que nós fizemos: fiscalizar, cobrar, e representar a indignação da sociedade com os abusos do governo Lula”, afirmou Deltan em nota divulgada por sua assessoria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os fatos, se comprovados contra a ministra de Lula, podem caracterizar os crimes de apropriação indébita eleitoral, falsificação de prestação de contas eleitoral e lavagem de dinheiro.

Esses mesmos fatos podem configurar, ainda, improbidade administrativa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile