Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a vinda de negros escravizados para o Brasil. De acordo com ele, a “desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa”: “a mistura, a miscigenação”.
A declaração do petista foi feita durante participação dele na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.
Na ocasião, Lula estava acompanhado da ministra Sônia Guajajara e da presidente da Funai, Joenia Wapichana.
Lula ainda disse que é preciso demarcar terras antes que invasores ‘se apoderem’: “Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério [dos Povos Indígenas], para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra”.
ASSISTA:
Lula sobre vinda de negros escravizados para o Brasil: “Toda desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação”; declaração foi feita nesta segunda-feira (13), durante participação da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima pic.twitter.com/fHH4WnFz6r
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) March 13, 2023