Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (17), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo o uso das Forças Armadas em uma operação de GLO no Rio Grande do Norte (RN).
O pedido de Pacheco atende a um requerimento feito pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Cabe à Presidência da República o acionamento das Forças Armadas.
O Estado enfrenta uma onda de ataques violentos desde o início desta semana. As ações criminosas são organizadas por uma facção descontente com as condições dos presídios do RN.
No documento, Pacheco afirmou que “dadas as circunstâncias do caso” e a “urgência do momento”, solicitou o pedido de envio das Forças Armadas ao Estado: “Na qualidade de presidente do Senado e do Congresso Nacional, e tomando como razões de decidir elementos trazidos pelo ilustre senador da República do Estado do Rio Grande do Norte, dadas as circunstâncias do caso concreto e a urgência do momento, formulo o pedido de envio das Forças Armadas, a fim de garantir a lei e ordem daquela unidade federativa”.