Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Rui Falcão (PT-SP), disse que não xingou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na sessão desta terça-feira (28).
Na transmissão pela TV Câmara, se pode ouvir “chupetinha”, mas não ver quem a disse. Até agora, nenhum parlamentar assumiu ter feito o comentário.
O xingamento ocorreu durante um momento de tumulto na sessão, destinada a ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino. Nikolas tinha autorização para falar, mas era interrompido por outros deputados. Parlamentar reclamou de não conseguir se pronunciar: “Se eu faço isso aqui com qualquer deputado, me colocam no Conselho de Ética”
Em nota, o presidente da CCJ disse que “repudia com veemência as informações noticiadas em veículos de comunicação que atribuíram a ele o xingamento direcionado a Nikolas Ferreira”.
Ainda segundo a nota, Rui Falcão confirmou que, ao passar a palavra a Nikolas Ferreira, desligou seu microfone. O petista também afirmou que “não conseguiu ver quem foi o autor dessa manifestação” contra Nikolas.
No entanto, as notas taquigráficas publicadas horas depois da sessão atribuem o xingamento a Rui Falcão.
A fala homofóbica contra @nikolas_dm q muitos estão atribuindo a Rui Falcão na verdade foi cometida pela figura mais deplorável da Câmara, Janones. Se fosse qualquer deputado de direita falando isso, a esquerda estaria fazendo histeria coletiva. Levamos ao Conselho de Ética. pic.twitter.com/z84KiwAuZd
— Carlos Jordy (@carlosjordy) March 29, 2023