Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente do Chile, socialista Gabriel Boric, criticou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que a Venezuela, comandada pelo ditador socialista Nicolás Maduro, é “vítima de narrativa de antidemocrática e autoritarismo”.
Mais cedo, o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, também rebateu a fala do presidente petista.
“Não é uma construção narrativa. É uma realidade, é séria. Tive a oportunidade de vê-la nos olhos e na dor de centenas de milhares de venezuelanos que hoje vivem em nosso país”, afirmou Boric durante pronunciamento nesta tarde (30).
“Nos alegra que a Venezuela retorne às instâncias multilaterais. Mas isso não significa fazer vista grossa. Há uma discrepância entre a realidade e as declarações do presidente Lula”, afirmou o socialista.
Boric afirmou também que os direitos devem ser respeitados em todo lugar, “não importa a coloração política”.
Porém, ele disse concordar com o petista de que as sanções econômicas contra os venezuelanos são pesadas: “Vamos fazer um chamado aos Estados Unidos e à União Europeia, para que levantem as sanções”.
Boric lembrou que, em 2024, haverá eleição na Venezuela. O presidente chileno disse que é preciso que todas as garantias de que o pleito será transparente e correto devem ser apresentadas.
“A mim interessa que os direitos humanos sejam respeitados”.
ASSISTA:
#VÍDEO: Gabriel Boric também rebate fala de Lula sobre Venezuela: 'Não é uma narrativa. É uma realidade, é séria'; 'Há uma discrepância com o que Lula afirmou ontem, afirmou o presidente de esquerda do Chile pic.twitter.com/4t1YKkKWqo
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) May 30, 2023