Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na manhã desta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou uma estimativa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sobre o programa com desconto para compras de carros novos.
Lançado pelo governo federal, o programa pode durar apenas um mês, segundo a Anfavea.
A declaração foi dada durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da presidência da República. O evento foi chamado de “Conversa com o Presidente”.
“Então veja, reduzimos um pouco o preço do carro. Você viu, eu estava vendo uma notícia hoje que, já vai durar um mês e vai acabar o programa”, disse o petista durante uma live realizada por ele.
O governo vai compensar as empresas pelo desconto por meio de créditos tributários, ou seja, vai permitir que elas façam o abatimento desses valores em impostos a serem pagos.
Ao todo, o governo disponibilizou R$ 1,5 bilhão em créditos tributários. Desses, cerca de R$ 500 milhões são para automóveis populares.
Assim que esses recursos acabarem, os descontos não serão mais dados pelas montadoras.
Na semana passada, a Anfavea estimou que cerca de 100 mil a 110 mil automóveis e comerciais leves deverão usufruir dos descontos.