Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, afirmou na quinta-feira (15) que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou aos ministros que acelerassem a liberação de cargos em pastas ainda sem designação oficial, visando auxiliar o ministro Alexandre Padilha nas negociações com o Congresso.
A cobrança de Lula ocorreu durante reunião ministerial desta quinta que durou mais de nove horas no Palácio do Planalto.
“O presidente reiterou para que todos apoiem e ajudem Padilha a cumprir os compromissos que ele assumiu. Uma vez que tem uma quantidade de cargos que foram indicados na negociação da composição do governo e os ministérios ainda não colocaram no sistema essas indicações”, disse Rui Costa.
Ministro ainda complementou que articulação política exercida por Padilha necessita da contribuição de todos. “O pedido do presidente foi para haver essa colaboração mútua e todo mundo tocar afinado e no mesmo tom”, acrescentou.
A ordem de Lula surge em meio a críticas do Congresso sobre a articulação do terceiro mandato do presidente e a pressão por uma maior participação no Governo, a fim de obter aprovação para projetos de interesse do Executivo.