Política

Ex-ministro de Dilma diz que Bolsonaro distorceu sua fala sobre “fraude eleitoral” em 2018

Foto: Reprodução/TV Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Ex-ministro da Educação de Dilma, Renato Janine Ribeiro afirmou nesta sexta-feira (14), em entrevista ao UOL News,  que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deturpou uma fala sua sobre “fraude eleitoral” nas eleições de 2018.

Renato Janine Ribeiro afirmou que “nunca questionou” a segurança das urnas eletrônicas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante evento sobre o Dia da Ciência e do Pesquisador, no Planalto, Janine afirmou que uma “fraude eleitoral” levou ao poder em 2018 “quem jamais ganharia eleições livres e limpas”.

Na ocasião, o também presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) disse disse que “agora que acabou a assim chamada República de Curitiba, golpista, sua vitória marcará a volta de Curitiba à República, aos valores republicanos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Bolsonaro deturpou o que eu disse. Não questionei e não questiono urna eletrônica, que é o ponto que ele ataca. Basta ser um pouco racional para perceber que, se houvesse fraude, as eleições teriam sido mais na mesma direção. Por exemplo: o PT ganhou cinco eleições presidenciais perdendo na maior parte dos estados. Se a fraude beneficiasse o PT, teria eleito seus candidatos em muito mais estados. O argumento do Bolsonaro é pobre, falso”, afirmou Janine na entrevista ao UOL.

Ele ainda alega que, em sua fala original, comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em anular a condenação de Lula porque “houve uma articulação entre o juiz da vara de Curitiba e a promotoria, coisa que não pode haver”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Janine acrescentou ainda que não pretende entrar com processo contra Bolsonaro pelo uso desvirtuado de suas declarações, embora se sinta “desconfortável”:

“Não vejo por que fazer um processo por conta disso. Não conversei com nenhum advogado, por enquanto. O que temos que fazer é melhorar a qualidade do debate no Brasil, com uma discussão mais baseada na verdade, em argumentos. Não pode ser uma difamação. É bom lembrar que o grupo do Bolsonaro está em perda de espaço muito grande”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

ASSISTA A FALA DE JANINE:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile