Política

‘Brasil é o Botafogo do campeonato mundial de taxa de juros’, diz secretário de Lula

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, comentou nesta quarta-feira (19) sobre o cenário de desaceleração da economia brasileira prevista para os próximos trimestres.

De acordo com ele, o Brasil é o “Botafogo” em juro real. O time do Rio de Janeiro lidera o Campeonato Brasileiro de futebol.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nunca é demais lembrar, o Brasil é campeão mundial de taxa de juros real”, disse Mello. “Tanto a taxa ex-post, onde a gente é líder isolado – é o Botafogo do campeonato mundial de taxa de juros –, quanto em taxa de juros real ex-ante“, disse Mello.

“Essa manutenção de uma taxa de juros real extremamente descolada do resto do mundo tem impactado não só o mercado de crédito, obviamente, como tem impactado as variáveis fiscais, as variáveis econômicas e, portanto, tem impactos sociais”, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A taxa de juros nominal, a Selic, está em 13,75% e é definida pelo Copom do Banco Central (BC). Já a taxa de juro real inclui o “custo” da inflação nos rendimentos na prática.

No linguajar técnico, a taxa de juro real “ex-post” diz respeito a períodos passados. Já a “ex-ante”, a períodos futuros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile