Política

Queda da taxa de juros “certamente” começa nesta quarta, afirma Haddad

Foto: Reprodução/TV Senado

Nesta quarta-feira (02), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “certamente” a Selic será reduzida em reunião do Copom (Conselho de Política Monetária), do Banco Central (BC), que será encerrada até o fim de hoje.

A taxa básica de juros do país, a Selic, está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A taxa Selic hoje a 13,75% é a maior do mundo, em termos reais. Ou seja, a taxa acima da inflação projetada para o ano que vem, está em 10%. Então, nós temos um espaço aí importante para a queda da taxa básica. E quando cai a taxa básica de juros, o que certamente vai começar a acontecer hoje, você vai ter uma perspectiva de diminuição dos juro futuros, o que implica que as empresas vão começar a captar mais barato e, ao final, isso vai acabar chegando no consumidor”, disse Haddad em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, da EBC.

De acordo com Haddad, o BC tem condições de reduzir a taxa básica de juros em pelo menos 0,5 ponto percentual. Porém, Haddad também falou na possibilidade estimada pelo mercado de queda de 0,75 ponto percentual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Já tem gente no mercado apostando em uma queda de 0,75 pontos percentuais. Ninguém espera a manutenção da taxa. Não existe um economista com reputação que possa defender a manutenção da taxa. […] Hoje, o mercado está tendendo mais para 0,5 ponto do que para qualquer outro número. Lembrando que tem gente do mercado, gente que tá lá operando fundos bilionários, apostando inclusive num corte de 0,75 ponto”, afirmou o petista.

O ministro da Fazenda também disse na coletiva que não há economistas que defendem a manutenção da taxa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile