Política

Lula diz que Amazônia pode ser motor de economia e meio ambiente

(TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Cúpula da Amazônia, em Belém, nesta terça-feira (8), defendendo um modelo de desenvolvimento que combine proteção ambiental e geração de empregos. O evento reúne os representantes dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

“Primeiro, vamos discutir e promover uma nova visão de desenvolvimento sustentável e inclusivo na região, combinando a proteção ambiental com a geração de empregos dignos e a defesa dos direitos de quem vive na Amazônia”, disse o mandatário.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Precisaremos conciliar a proteção ambiental com a inclusão social, o fomento à ciência, tecnologia e inovação, o estímulo à economia local, o combate ao crime internacional e a valorização dos povos indígenas e comunidades tradicionais e seus conhecimentos ancestrais”, acrescentou

Os países do bloco assinarão uma declaração fixando compromissos para preservação da Floresta Amazônica, que é um dos maiores ecossistemas do mundo e tem um papel fundamental na regulação do clima global.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além de Lula, quatro chefes de Estado dos países amazônicos participam do encontro: Gustavo Petro, da Colômbia; Luis Arce, da Bolívia; Dina Boluarte, do Peru; e Mark Phillips, da Guiana. Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; do Equador, Guillermo Lasso; e do Suriname, Chan Santokhi, não vieram ao encontro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile