Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Durante discurso na manhã desta quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, no segundo dia de reunião do Brics, que o empoderamento das mulheres é condição fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos países.
“Em muitos lugares, enquanto os homens fazem a guerra, são as mulheres que lutam pela conciliação. A valorização e o fortalecimento do papel das mulheres na resolução dos conflitos será cada vez mais central para o mundo em paz. Mais do que isso, o empoderamento das mulheres é pré-condição para o pleno desenvolvimento econômico e social”, afirmou Lula.
Lula também parafraseou no discurso o ex-presidente de Burkina Faso Thomas Sankara: “Não podemos almejar uma sociedade onde a metade da população é silenciada pelo machismo e pela descriminação na participação política e no mundo do trabalho”.
O petista também aproveitou a fala para mais uma vez defender a moeda única, além de destacar que o interesse de outros países em entrar para o bloco é “reconhecimento de relevância crescente” do Brics.
“A criação de uma moeda aumenta nossas opções de pagamento e reduz nossas vulnerabilidades”, afirmou Lula.
Lula também criticou a guerra entre Rússia e Ucrânia e afirmou que o conflito “evidencia as limitações do Conselho de Segurança” da ONU.
O petista também citou “haitianos, iemenitas, sírios, líbios, sudaneses e palestinos” como vítimas de conflitos e crises que, de acordo com Lula, “não recebem atenção devida mesmo causando vasto sofrimento para as suas populações”.