Política

Lula sobre novos países no Brics: ‘A economia e a geopolítica começam a mudar’

Foto: Reprodução/YouTube/Lula

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nesta quinta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a adesão de 6 novos países ao Brics é um indicativo de que “a economia e a geopolítica começam a mudar” nas relações entre os países ricos e o “Sul Global”.

O petista deu a declaração em uma entrevista após a reunião de cúpula do Brics em Joanesburgo, capital da África do Sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Foi anunciada nesta quinta a adesão de 6 novas nações: Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

“A economia também começa a mudar. A geopolítica começa a mudar porque as coisas vão acontecendo e a gente vai ganhando consciência de que nós temos de nos organizar. […] Trabalhar em igualdade, de forma civilizada, a gente começar a negociar”, disse Lula aos jornalistas.

De acordo com o petista, com a união em grupos como o Brics, os países do Sul Global podem discutir temas mundiais “de igual para igual”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente também afirmou que o Brics deve estudar a adesão de outros países do Sul Global em outras ocasiões.

Os novos membros do Brics faziam parte de uma lista com mais de 40 países que manifestaram interesse de aderir ao bloco.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
“‘Não é a pessoa do governo, é o país. A importância do país. Eu não quero saber que pensamento ideológico tem o governante, eu quero saber se país está dentro dos critérios que estabelecemos paras as pessoas fazerem parte do Brics”, afirmou Lula.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile