Política

Lula cede a pressão do Centrão e derruba Ana Moser e Márcio França

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira (6) os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novos ministros do governo federal. As mudanças foram feitas para atender aos interesses do Centrão, base de apoio do governo no Congresso Nacional.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”, diz nota divulgada pelo governo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fufuca assumirá o Ministério do Esporte, no lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta da Micro e Pequena Empresa.

As mudanças foram confirmadas após uma reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, no fim da tarde desta quarta, que também contou com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que cuida da articulação política do Planalto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Centrão garante governabilidade

A mudança na estrutura do governo vinha se arrastando há quase três meses e foi chancelada após idas e vindas e reclamações de “demora” por parlamentares do centrão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com as mudanças, o governo Lula busca garantir uma governabilidade mais sólida no Congresso Nacional, onde tem uma base frágil.

Para aceitar a pasta do Esporte, o PP, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), exigiu que o orçamento seja ampliado, com uma secretaria para cuidar da área de apostas esportivas. Assim, além das atuais caberá a Fufuca administrar o montante arrecadado com a taxação do setor, proposta pelo governo Lula que deve ser votada em breve pelo Congresso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Previsão de posse

A expectativa é que os novos ministros sejam empossados no próximo dia 13.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile