Política

Lula e líder do Vietnã discutem comércio e governança global

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (25) com o primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Mihn Chinh, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Ambos líderes se encontraram para uma reunião de trabalho, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos.

Durante o encontro, Lula estava de máscara, seguindo a orientação médica devido à cirurgia marcada em seu quadril para sexta-feira (29). Lula mencionou a importância de um sistema de governança global mais representativo e destacou os valores compartilhados entre Brasil e Vietnã, como paz, multilateralismo, desenvolvimento sustentável, combate à fome e à pobreza. Ele agradeceu o apoio do Vietnã à entrada do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lula também mencionou o interesse do Vietnã em firmar um acordo comercial com o Mercosul e afirmou que levará esse tema para debate dentro do bloco. O primeiro-ministro Phạm Minh Chinh expressou o desejo de desenvolver uma relação sólida com o Brasil, destacando que o país é o principal parceiro do Vietnã na América Latina. Além disso, Phạm Minh Chinh convidou Lula para visitar o Vietnã. As áreas de comércio, investimentos, ciência, educação, defesa, agricultura e energia foram discutidas na reunião, e documentos de cooperação entre Brasil e Vietnã foram assinados. O Brasil é o principal fornecedor de soja e carne suína ao Vietnã, além de exportar frango e algodão, de acordo com o Itamaraty.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile