Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (27), convites para ouvir seis ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Metade dos requerimentos, apresentados pelo deputado Evair de Melo (PP-ES), pede esclarecimentos sobre as funções da primeira-dama Janja da Silva.
Os deputados querem explicações sobre “as notícias relacionadas à possibilidade e competência da primeira-dama, Janja da Silva, em assumir a agenda presidencial”. Para isso, foram aprovados convites aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria Geral) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
O Palácio do Planalto negou que Janja assumirá o comando do Executivo enquanto o presidente Lula estiver se recuperando de uma cirurgia no quadril, que será realizada no próximo dia 29. A Constituição não prevê que o cargo e as atribuições do presidente possam ser assumidos por pessoas que não integram a linha sucessória, composta na seguinte ordem: vice-presidente, presidente da Câmara, presidente do Senado e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).