Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A primeira-dama Janja da Silva sobrevoou na manhã desta quinta-feira (28) as áreas atingidas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul (RS). Janja viajou ao Estado junto a uma comitiva de ministros.
O intuito da viagem de Janja é debater ações para a reconstrução da região e ela deve anunciar medidas de ajuda para o RS ao longo do dia.
A ida de Janja ao estado acontece em meio às críticas ao presidente Lula por não ter viajado para visitar o local.
“Começando a quinta-feira no Rio Grande do Sul! Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941”, escreveu Janja nas redes sociais junto com um vídeo do sobrevoo.
Lula passará por uma cirurgia no quadril direito nesta sexta e, por isso, seguindo orientações de sua equipe médica, está impedido de viajar nesta semana. Porém, o petista cumpriu agenda normal em Brasília e viajou para agendas internacionais nos últimos dias.
Recentemente, o petista assinou uma medida provisória liberando R$ 1 bilhão em empréstimos para ajudar na recuperação da economia dos municípios.
Os empréstimos vão ser feitos na maior parte pelo BNDES e pelo Banco do Brasil.
O vice Geraldo Alckmin (PSB) não vai assumir formalmente o cargo de presidente mesmo durante a cirurgia de Lula. Ele também não foi escalado para visitar o RS.
ASSISTA:
#VÍDEO: Janja assume lugar de Lula e Alckmin e sobrevoa área atingida por enchentes no Rio Grande do Sul (RS); a primeira-dama está em Porto Alegre nesta quinta-feira (28) junto com uma comitiva de ministros pic.twitter.com/D5Qhaeeie9
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) September 28, 2023