Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia Federal (PF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma extensão de prazo de 60 dias para investigar o deputado André Janones (Avante-MG) por suposto desvio de recursos públicos. A investigação foi aberta com base em uma denúncia anônima e está em curso desde dezembro de 2021.
O pedido de extensão foi feito nesta sexta-feira (3) e foi baseado em uma notícia publicada pelo jornal O Globo que divulgou trechos do livro de Janones, que será lançado no dia 20 de novembro. No livro, o deputado afirma ter usado informações falsas para “desestabilizar” o então candidato Jair Bolsonaro (PL) antes de um debate eleitoral em 2022.
O ministro Luiz Fux, relator do caso no STF, requisitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que se manifeste sobre o pedido da PF.
Além da investigação sobre o suposto desvio de recursos públicos, Janones também é alvo de uma ação no STF movida por 41 deputados da direita. O grupo alega que o deputado cometeu calúnia e difamação em seu livro ao afirmar que Bolsonaro usou recursos públicos para promover sua candidatura nas eleições de 2022.