Política

Lula lidera a última cúpula do Mercosul sob sua presidência

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (7) para liderar a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. O encontro marca o encerramento da presidência temporária do Brasil no bloco, que se estendeu ao longo do segundo semestre deste ano, e dá início à presidência paraguaia.

Lula chegou acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de sua comitiva. O presidente do Paraguai, Santiago Peña, que assume a presidência rotativa do bloco, o do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e da Argentina, Alberto Fernández, já estão no local. Ainda são aguardados o chefe de Estado da Bolívia, Luis Arce, e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O encontro dos líderes do bloco coincide com uma escalada da tensão entre Venezuela e Guiana pela disputada região de Essequibo, rica em petróleo, e que levou o Exército brasileiro a reforçar a sua presença militar na fronteira com os dois países vizinhos.

O presidente convocou na quarta-feira (6) uma reunião de emergência com o chanceler Mauro Vieira e o embaixador Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais, sobre a decisão de Nicolás Maduro em anexar parte da Guiana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um dos compromissos assumidos por Lula ao assumir a presidência do Mercosul foi a de selar o acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia, um processo que se estende há mais de duas décadas. Contudo, o desfecho dessa negociação parece ficar para a próxima gestão do bloco, liderada pelo Paraguai.

Apesar dos esforços, o objetivo de fortalecer a integração enfrentou desafios significativos no cenário internacional, com a resistência do presidente da França, Emmanuel Macron. Na Cúpula desta quinta-feira, Lula reforçará que fez o possível para fechar o acordo ainda neste ano, mantendo sua postura de mediador, apesar do fracasso diplomático.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile