Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quarta-feira (20), a primeira-dama Janja da Silva (PT) afirmou que Elon Musk, dono da X, “minimiza um acontecimento grave” ao tratar com “tom irônico” sobre a invasão das suas redes sociais.
De acordo com a petista, houve um “descaso” da plataforma do bilionário com o caso.
“Não me surpreende o tom irônico do Sr Elon Musk depois da minha fala sobre processar sua plataforma. Ele minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias”, escreveu Janja em nota divulgada nesta quarta.
Mais cedo, Elon Musk afirmou que “não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade”.
Na terça, Janja criticou Musk ao dizer que ele ficou “muito mais milionário” por causa do seu ataque hacker e defendeu a regulação das plataformas.
Em nota publicada hoje, Janja afirmou que não disse ser responsabilidade da rede social alguém adivinhar a sua senha, mas que “deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela”.
“Eu não disse que é responsabilidade do X “alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela. É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela. Como já disse, foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos”, diz a nota da petista.
A primeira-dama completou a nota afirmando que houve “descaso” do X e voltou a questionar a demora para a ação da plataforma diante de uma movimentação que era “totalmente atípica” e citou que seu nome virou um dos mais comentados na rece social no momento do ataque, “o que já deveria ser um alerta para a plataforma”.
“Meus questionamentos desde o início foram sobre o descaso e a demora da plataforma em agir, visto que nitidamente era uma movimentação totalmente atípica dentro de uma conta verificada, e sobre a monetização em cima do discurso de ódio. Meu nome foi rapidamente para os Trending Topics da plataforma, o que já deveria ser um alerta para a plataforma saber que algo atípico estaria acontecendo”, escreveu Janja.