Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (22), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que continuará a buscar o déficit zero em 2024. A fala foi feita durante café da manhã de fim de ano com jornalistas em Brasília.
O petista afirmou que o objetivo pode ser alcançado, não apenas por meio do aumento de arrecadação, mas do crescimento econômico do Brasil, caso o Banco Central (BC) prossiga com o corte dos juros.
“É importante a Fazenda continuar perseguindo a meta de equilíbrio fiscal. É o que faremos à luz dos acontecimentos. Vamos buscar essa meta, pois é importante ao país”, disse Lula.
O déficit primário zero consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, aprovada pelo Congresso Nacional, na última segunda (19).
Haddad não descartou a possibilidade de enviar novas medidas ao Congresso ou até recorrer ao STF para zerar o déficit nas contas públicas, caso seja necessário.
“Há aposta em determinadas medidas, com expectativas. Se não funcionou, vou corrigir dessa maneira. Vamos acompanhar a evolução no ano que vem, dialogando com o Judiciário e o Legislativo para ir corrigindo o rumo”, acrescentou o petista.