Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Durante reunião com ministros nesta terça-feira (09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os problemas relacionados os indígenas yanomami serão tratados como questão de Estado.
O petista ainda disse no encontro que o governo usará “todo o poder da máquina pública” para proteger os povos indígenas brasileiros.
“Nós vamos ter que fazer um esforço ainda maior. Utilizar todo o poder que a máquina pública pode ter porque não é possível que a gente possa perder uma guerra para o garimpo ilegal, que a gente possa perder uma guerra para o madeireiro ilegal, que estão fazendo coisas contra o que a lei determina”, disse Lula.
“Nós temos territórios indígenas demarcados, nós temos que cuidar deles com muito carinho. E essa reunião aqui é para definir, de uma vez por todas, o que que o nosso governo vai fazer para evitar que os indígenas brasileiros continuem sendo vítimas de massacre, do vandalismo, da garimpagem e das pessoas que querem invadir as áreas que estão preservadas e que têm dono, que são os indígenas e que não podem ser utilizadas”, afirmou o petista na reunião.
Sob o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, as mortes de yanomamis aumentaram 50% em 2023.