Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson anunciou nesta quinta-feira (1) a suspensão do julgamento que poderia resultar na cassação do senador Sergio Moro, filiado à União Brasil.
Inicialmente marcada para 8 de fevereiro, a data do julgamento está em suspenso devido à ausência de um substituto para o juiz titular Thiago Paiva dos Santos, que deixou o cargo na semana passada. O preenchimento da vaga aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a lista e a nomeação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bengtsson explicou: “Temos que aguardar os trâmites. Primeiro, o TSE precisa homologar o nome dos três candidatos, o presidente da República escolher o nome e nosso regimento interno exige que haja uma posse desse novo jurista que venha integrar a Corte. Como esse rito é impossível de ser seguido até quinta-feira, temos que aguardar a nomeação e a posse. Então fica suspenso, só vai ser designada a data quando houver esse trâmite.”
Entenda o caso:
As ações de investigação judicial eleitoral (AIJEs) contra Moro e seus suplentes alegam abuso de poder econômico, caixa dois e uso indevido de meios de comunicação na pré-campanha de 2022. Se condenado, Moro pode recorrer ao TSE.
Em dezembro, a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emitiu parecer favorável à cassação do senador.