Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta segunda-feira (19) à resposta do governo de Israel à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a situação na Faixa de Gaza. Em suas redes sociais, Gleisi classificou a resposta de Netanyahu como “truculenta” e afirmou que ela “confirma a truculência do chefe de um governo de extrema-direita que está levando seu país ao desastre”.
“A resposta de Netanyahu ao presidente @LulaOficial confirma a truculência do chefe de um governo de extrema-direita que está levando seu país ao desastre e ao repúdio da comunidade internacional. Ignora que o Brasil não é mais governado por um fascista como ele. Netanyahu devia se preocupar com a rejeição que desperta no mundo e em seu próprio país, antes de tentar repreender quem denuncia sua política de extermínio do povo palestino. Ele não tem autoridade moral nem política para apontar o dedo para ninguém”, escreveu a parlamentar.
A petista também destacou que Netanyahu “ignora que o Brasil não é mais governado por um fascista como ele”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Gleisi, o primeiro-ministro israelense deveria se preocupar com a “rejeição que desperta no mundo e em seu próprio país, antes de tentar repreender quem denuncia sua política de extermínio do povo palestino”.
A declaração de Gleisi vem após Netanyahu ter convocado o embaixador brasileiro para uma “dura conversa de repreensão” e declarado Lula persona non grata em Israel. As medidas foram tomadas em resposta à comparação feita por Lula entre as ações de Israel na Faixa de Gaza e o extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial.