Política

Tarcísio muda nome de assentamento Che Guevara para Irmã Dulce

Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), mudou o nome do assentamento “Che Guevara”, localizado na cidade de Mirante do Paranapanema, no oeste de SP, para “Projeto de Assentamento Irmã Dulce”.

“(É) de notório conhecimento que a Sra. Maria Rita Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, foi uma mulher que dedicou sua vida a obras de caridade, trabalhos sociais e assistência aos mais necessitados, sendo assim uma figura que tanto contribuiu com o país e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz”, justifica o governo de SP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A alteração foi publicada no Diário Oficial de São Paulo desta terça-feira (26), assinada pelo diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Guilherme Piai.

O assentamento “Che Guevara” surgiu de uma ocupação de terras no começo dos anos 1990 e hoje conta com 46 famílias, de acordo com o MST, grupo invasor de propriedade privada responsável pela iniciativa de mais de três décadas atrás.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O MST chamou a decisão do Governo Tarcísio de “autoritária e antidemocrática”: “Che Guevara é precursor de lutas socialistas e símbolo de organização de massas pela mudança da realidade de exploração sob a qual os mais pobres vivem. É com base nessas ideias que as famílias de trabalhadores e trabalhadoras sem terra possuem identificação política com o legado de Che Guevara, que inspirou a nomeação do assentamento logo e inspira a luta pela continuidade da melhores condições de vida no campo até os dias de hoje”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile